Avançar para o conteúdo

O que é mentoria de negócios e qual a diferença para coaching?

Ainda me lembro de me fazer esta pergunta há vários anos atrás. Ouvia falar de mentores e isso fazia-me lembrar as aulas de História da Arte, onde antigamente os artistas aprendiam com os seus mentores ou mestres, nos ateliers. Fazia-me confusão, agora também existem mentores para nos ajudar a aprender e evoluir mais depressa? Não são só os professores, as escolas e as universidades? E onde estão esses mentores? Como se encontram?

E o mesmo para o coaching, afinal o que é? Pode mesmo ajudar-me a definir um caminho e a ter resultados? Porque é tão caro? Qual é a diferença para a psicologia?

Se também tens estas dúvidas, fica por aqui, porque vou explicar-te como é que tudo isto funciona, quais são as diferenças entre as várias áreas e qual é a abordagem da Egg.

Ora muito bem, se estás a tentar perceber se uma mentoria de negócios é ou não para ti, é mesmo por aqui que vamos começar.

Mentoria de negócios

Afinal quem são esses mentores e como te podem ajudar? É mais simples do que parece, um mentor é uma pessoa que tem experiência naquilo que tu queres aprender e fazer e que está disposto a partilhar o seu conhecimento contigo, para que tu possas evoluir mais depressa. Vês como é simples? É exatamente como nos tempos antigos, na arte. Só que para o que tu queres aprender. Neste caso, uma mentoria de negócios, vai ser dada por mentores que tenham negócios, experiência e estudo nessa área, e faz sentido para ti se tiveres um negócio ou quiseres começar um.

Muitas pessoas ficam na dúvida em relação a este ponto final, devem contratar uma mentoria de negócios só quando já têm um negócio ou também faz sentido quando estão a começar? Ou só faz sentido para quem está a começar? Uma mentoria de negócios faz sentido para todo e qualquer estágio do negócio, mesmo para quem está a começar. O importante é escolheres uma mentoria que se adeque à fase em que tu e o teu negócio estão.

As várias fases do negócio e a mentoria de negócios

Existem mentores e mentorias de negócios para todas as fases de negócio. Mentores como nós na Egg que trabalham com negócios em fase inicial e nos seus primeiros anos, mentores que trabalham com negócios estáveis no mercado, com equipas de centenas de pessoas e mentores que trabalham com empresas que faturam milhões e querem exponenciar os seus resultados.

Cada mentor se especializa numa área, baseado na sua experiência e conhecimento, para que possa aconselhar os empreendedores e empresários de acordo com a sua realidade. De nada adianta nunca teres empreendido e ires fazer mentoria com alguém habituado a negócios de milhões, que investe em vários negócios em simultâneo e te vai dar conselhos baseados na sua realidade. Só vais ficar assoberbado e paralisado pela magnitude do que te estão a propor, já vi acontecer. Se estás a começar e não tens uns milhões disponíveis (ou mesmo que os tenhas, mas não queiras arriscar perdê-los), deves começar com mentores com mais experiência que tu, mas que entendem a tua realidade, que passaram por ela há tempo suficiente para estarem à tua frente, mas não há tanto tempo para já não se lembrarem como é.

Tipos de mentoria

Se já te fez sentido contratar uma mentoria de negócios, podes perguntar-te se deves escolher uma mentoria individual ou em grupo. E isso vai depender do que for mais importante para ti em cada momento e da tua disponibilidade financeira. Uma mentoria individual vai dar-te um acompanhamento 100% personalizado e focado em ti. Todos os minutos da mentoria são sobre ti e, em mentorias como a nossa, tens ainda a possibilidade de esclarecer dúvidas ou pedir conselhos pontuais entre sessões. Obviamente é uma mentoria em que precisas de investir mais, para usufruíres deste tratamento individualizado, em que tens um mentor à tua disposição.

No caso das mentorias em grupo, regra geral, todos os mentorados estão mais ou menos na mesma fase do seu negócio e vão aprender os próximos passos, que os vão levar ao patamar seguinte. A mentoria funciona como um misto entre aulas participativas dadas pelo mentor, com análise de alguns dos negócios em cada sessão, no caso da mentoria da Egg, pelo menos. Pode existir ou não suporte entre sessões. A nossa mentoria em grupo é focada em ajudar-te a ganhar autoridade interna e externa, para que tu te vejas como um empreendedor de sucesso e o mercado também. Outras mentorias em grupo focarão noutras coisas.

A vantagem das mentorias em grupo é o networking, o facto de estares acompanhado de outros empreendedores que partilham as mesmas experiências e de quem podes também aprender e fazer parcerias, a estrutura que te permite aprender algo que faça sentido para o teu negócio naquele momento, e o preço mais competitivo. Sendo que o networking é válido tanto para quem está a começar, como para quem tem empresas de milhões, cada um no seu momento e com os seus pares.

Isto não significa que, ao optares por uma mentoria individual não possas fazer networking em eventos, espaços de cowork e em todas as oportunidades que conseguires criar. Escolhe a que fizer mais sentido para ti e para a tua forma de trabalhar. Sobretudo, escolhe a que fizer sentido para o teu negócio.

Mentoria VS Consultoria

Provavelmente também já ouviste falar de consultoria de negócios e gostavas de perceber melhor qual é a diferença em relação à mentoria. A diferença está no acompanhamento que recebes. Não é sempre sempre assim, mas o mais frequente é que numa consultoria, o consultor analise o teu negócio e te entregue um relatório com as suas conclusões sobre o estado atual da tua empresa e os passos a seguir para conseguires o resultado que pretendes. Cabe-te depois a ti implementar esses passos.

Numa mentoria, o acompanhamento é mais passo a passo. O mentor vai ajudar-te a perceber o estado atual da empresa e vai indicar-te os passos seguintes, mas vai acompanhar-te na sua execução, tirar as tuas dúvidas e ajudar-te a recalcular a rota, se necessário. O consultor diz-te para fazer, o mentor ajuda-te a fazer.

Coaching

E então o coaching? O que é e como é diferente do que estivemos a falar até agora?

Num processo de coaching, o coach não te vai aconselhar, como o mentor. E por isso, não precisa de ser especialista ou ter experiência na tua área, ou em empreender. Como assim??

Em coaching, considera-se que o cliente é o especialista na sua própria vida ou negócio, não o coach. O coach é especializado em coaching, em fazer-te chegar às tuas próprias respostas e conclusões, através de um processo que inclui fazer-te perguntas e dar-te exercícios que te ajudem a ver o teu negócio, no caso do Business Coaching, com novos olhos. Isso dá-te muito mais clareza e permite que tomes decisões melhores e identifiques as tuas áreas de melhoria enquanto pessoa, empreendedor, líder e gestor, e as áreas de melhoria do teu negócio.

Durante o processo, vais abordar e clarificar objetivos, definir o melhor caminho para ti, baseado nos teus valores e motivações, perceber o que te está a impedir e bloquear de avançar e como podes trabalhar para ultrapassar esses bloqueios e pôr-te a mexer para conseguires o resultados que procuras.

No coaching trabalha-se muito a tua mentalidade, pois é pela falta de uma mentalidade alinhada e forte, que tantos empreendedores acabam por se perder, deixar de implementar as estratégias que os poderiam levar aos próximos patamares, e ficam com negócios estagnados ou acabam por desistir ou falir.

Coaching VS Psicologia

Porém, existe uma grande diferença entre coaching e psicologia, pois no coaching trabalhamos sempre a partir do presente para o futuro, usando o passado somente para ir buscar recursos que ajudem os clientes a conseguir resultados. Já na psicologia, trabalha-se mais o passado, os traumas e como aprender a lidar com eles.

Mentoria + coaching

Agora que ficaram mais claras as diferenças entre mentoria, consultoria, coaching e psicologia, ou assim espero, vou falar-te da nossa abordagem na Egg Academy. Aqui não trabalhamos negócios sem trabalhar também os empreendedores. O que não faltam no mercado são livros, sites e aplicações para te dizer o processo típico de criar um negócio. A questão é que tu não és típico, tu és tu e o teu negócio também não quer ser mais um, quer ser diferenciado no mercado, certo?

Então, seguir cegamente um modelo de negócios, criar um plano de negócios e começar a implementá-lo assim, sem mais nada, só te vai deixar frustrado e com um negócio fraquinho ou pior, com um negócio de sucesso, que não te diz nada.

Por isso, na Egg trabalhamos sempre a mentalidade em todas as nossas mentorias, cursos, ebooks, eventos… E o que é que isso quer dizer?

Que combinamos as técnicas do coaching, dando-te ferramentas para encontrares a tua própria forma de empreender, num negócio que faz sentido para ti e te diz muito, usando as estratégias que melhor se adaptam a ti, aos teus interesses, ao teu potencial e aos teus objetivos. E fazemos isso, enquanto te damos também mentoria, ou seja, enquanto te aconselhamos e ensinamos o passo a passo para levares o teu negócio do ponto atual ao próximo patamar.

Isto porque, não existe apenas uma forma de empreender, não existe apenas uma forma de ganhar autoridade no mercado, não existe apenas um modelo de negócio que encaixa no que tu queres. Existem muitos e não há O certo, há o que for certo para ti, aquele que TU vais querer implementar.

Se fez sentido, subscreve a nossa newsletter e recebe diariamente uma reflexão, insight ou experiência empreendedora, que te vai ajudar a descontrair, repensar o teu negócio e saber que não estás sozinho desse lado, estamos contigo.